A Lojas Americanas ocupa o 150º lugar, subindo 12 posições em relação ao último ano| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

A Deloitte divulgou nesta segunda-feira (19) seu estudo global "Global Powers of Retailing 2015", que aponta as principais tendências para o varejo mundial neste ano.

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O estudo, mais uma vez, traz o ranking das 250 maiores redes varejistas do mundo. Na lista, estão duas brasileiras: a Lojas Americanas e a Magazine Luiza.

A Lojas Americanas ocupa o 150º lugar (subindo 12 posições em relação ao último ano), com uma receita de US$ 6,247 bilhões em 2013, conforme o estudo.

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A Magazine Luiza aparece pela primeira vez no ranking e ocupa o 247º lugar na lista geral, com receita de US$ 3,758 bilhões em 2013.

O Grupo Pão de Açúcar, que até o ano fiscal anterior fazia parte individualmente do ranking como um varejista brasileira, agora figura entre os números da varejista Casino (13ª posição), já que suas operações foram incorporadas à rede francesa.

"As varejistas brasileiras ainda possuem uma presença tímida no histórico do levantamento global. Porém, considerando que o país vem passando por um momento econômico não muito favorável para o varejo podemos dizer que ter estas empresas listadas no ranking mostra que mesmo assim temos um horizonte promissor para os próximos anos.", afirma em comunicado Reynaldo Saad, líder da Deloitte para a indústria de varejo e bens de consumo.

No topo

A primeira colocação do ranking é da rede norte-americana Wal-Mart, que aparece com receita de US$ 476,2 bilhões, tendo como base o ano fiscal de 2013. A rede operava naquele ano em 28 países, conforme o levantamento.

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Em seguida aparece a Cotsco, também dos Estados Unidos, com receita de US$ 105,1 bilhões. A terceira colocação no ranking da Deloitte é ocupada pela francesa Carrefour, com receita de US$ 98,6 bilhões.

E-commerce

Para o ranking com as 50 empresas do e-commerce, foram analisados na pesquisa apenas varejistas online B2C (em que as vendas são realizadas diretamente ao consumidor).

Dentre os e-commerces da lista, 50% são provenientes dos Estados Unidos. Em seguida, encontram-se as empresas europeias, com 19 e-commerces, e os mercados emergentes, com cinco representantes, sendo China e Brasil, respectivamente com quatro e um representante.

A Lojas Americanas, única empresa brasileira, ocupa o 14º lugar, ganhando uma posição em relação ao ano anterior, com uma receita em vendas online de US$ 2,838 milhões em 2013.

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Em primeiro lugar no ranking aparece a Amazon, com receitas de US$ 60,903 milhões no mesmo ano.