Os dirigentes do G20, que se reúnem na próxima quarta-feira (2), em Londres, preveem que a economia global voltará a crescer no final de 2010, segundo o rascunho de um comunicado relacionado à reunião, publicado neste domingo (29) pelo jornal britânico "Financial Times".
O comunicado de 24 pontos reitera o compromisso dos membros do G20 de evitar o protecionismo, mas foi considerado pouco preciso sobre como será elaborado um pacote de estímulo orçamentário para garantir o retorno da expansão econômica.
O comunicado afirma que uma "crise global exige uma solução global", segundo o "FT". "Nós estamos determinados a restaurar o crescimento agora, a resistir o protecionismo e a reformar nossos mercados e instituições para o futuro. Estamos determinados a garantir que essa crise não se repita."
Medidas
No rascunho, os dirigentes acrescentam que as medidas nacionais de reativação orçamentária adotadas por diversos países do G20 aumentarão a produção mundial de mais de 2 pontos percentuais e criarão mais de 20 milhões de empregos.
Os dirigentes acrescentam que, com medidas de apoio aos sistemas orçamentários e bancários, assim como o crescimento do repasse de recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia mundial poderá crescer até o fim do próximo ano.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast