Após o anúncio de recall de 383 mil veículos da Honda nos Estados Unidos e Canadá, na segunda-feira (9), para resolver um defeito no sistema de ignição, a Honda do Brasil divulga que o defeito atinge também unidades do sedã Accord no país. Na segunda-feira, o site G1 procurou a assessoria de imprensa da marca que afirmou que os modelos vendidos no Brasil não estavam envolvidos na convocação.
No entanto, nesta terça-feira (10), a Honda Brasil enviou comunicado à imprensa com o alerta sobre a necessidade de se realizar inspeção e reparo da haste de travamento, sub-componente do conjunto do interruptor de ignição, em 120 unidades do sedã, ano/modelo 2003.
De acordo com a marca, devido a um desvio no processo de produção deste componente, em algumas unidades, o condutor poderá remover a chave de ignição sem que a transmissão esteja na posição P (Parking/Estacionamento).
Confira o número dos chassis:
Honda Accord 2003De 3HGCM56603G500126 a 3HGCM56603G500245
Esta situação poderá levar à movimentação espontânea do veículo, caso o freio de estacionamento não esteja acionado, com risco de colisão contra obstáculos e pedestres.
A fabricante afirma que ainda está desenvolvendo junto aos fornecedores um kit de reparo para o interruptor de ignição. No entanto, afirma que até que estes componentes estejam disponíveis, o cliente deve seguir algumas recomendações para o correto procedimento de remoção da chave de ignição, a fim de assegurar a segurança do condutor e dos passageiros.
Segundo a empresa, o procedimento apresentado é uma medida temporária e não eliminará a necessidade de inspeção e reparo do automóvel. A marca afirma que os clientes serão avisados quando a solução estiver pronta por meio de correspondências e meios de comunicação em massa. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 0800-017-1213.
Convocação nos Estados Unidos e Canadá:
Os veículos com problema nos Estados Unidos e Canadá são 197 mil unidades do Accord e 117 mil Civic, ambos modelo 2003, e 69 mil Element dos modelos 2003 e 2004. A fabricante japonesa diz ter recebido várias reclamações e está ciente sobre "um pequeno número de incidentes relacionados, inclusive um que culminou em lesões leves". A empresa disse que começará a notificar os envolvidos em outros países no final de setembro.