Toyota decidiu pelo recall após proibição de venda em Minas| Foto: John Gress/Reuters

O recall do Toyota Corolla, anunciado na última sexta-feira, deve envolver mais de 100 mil veículos fabricados de abril de 2008 a março de 2010. A montadora ainda não divulgou quando começa o processo – ela enviará cartas aos proprietários e terá de fazer ampla divulgação da verificação da colocação do tapete do motorista.

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Por pressão do Procon de Minas Gerais, que proibiu a venda do modelo em concessionárias mineiras, e do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) – órgão ligado ao Ministério da Justiça que regula as relações de consumo no Brasil – a empresa reconheceu a existência do problema de aceleração repentina e involuntária do carro, relacionando-o ao mau posicionamento ou instalação incorreta do tapete do motorista e ao uso de tapetes "não genuínos".

A origem do problema estaria no fato do Corolla ser vendido sem os tapetes. O modelo original da marca, desenvolvido com um sistema de presilhas que evita o seu deslocamento é opcional, vendido por cerca de R$ 150 a unidade. Enquanto isso, um jogo completo com quatro tapetes de borracha pode ser encontrado por cerca de R$ 20 em lojas de acessórios.

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"É essa diferença nos preços que leva grande parte dos proprietários do Corolla a optar pelos tapetes sem as presilhas, em detrimento da segurança", afirma o gerente comercial da concessionária Espaço Motors Toyota, Roberto Kato. Inicialmente, a montadora alegou que o alerta sobre o risco do uso indevido dos tapetes consta no manual do veículo, mas o argumento não foi aceito pelos órgãos de defesa do consumidor. Na última sexta-feira, a Toyota se comprometeu a realizar o recall, a fixar um adesivo de alerta no para-brisa e a incluir o tapete como item de série. A empresa também vai substituir os tapetes "genéricos" por modelos originais – sem custos para os consumidores.

Serviço:

Os proprietários do veículo receberão correspondência com as informações sobre como efetuar a substituição e/ou correta instalação do tapete. Para maiores esclarecimentos, consulte o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Toyota pelo telefone 0800 703-0206 ou entre em contato com uma concessionária.