O recall do Toyota Corolla, anunciado na última sexta-feira, deve envolver mais de 100 mil veículos fabricados de abril de 2008 a março de 2010. A montadora ainda não divulgou quando começa o processo ela enviará cartas aos proprietários e terá de fazer ampla divulgação da verificação da colocação do tapete do motorista.
Por pressão do Procon de Minas Gerais, que proibiu a venda do modelo em concessionárias mineiras, e do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) órgão ligado ao Ministério da Justiça que regula as relações de consumo no Brasil a empresa reconheceu a existência do problema de aceleração repentina e involuntária do carro, relacionando-o ao mau posicionamento ou instalação incorreta do tapete do motorista e ao uso de tapetes "não genuínos".
A origem do problema estaria no fato do Corolla ser vendido sem os tapetes. O modelo original da marca, desenvolvido com um sistema de presilhas que evita o seu deslocamento é opcional, vendido por cerca de R$ 150 a unidade. Enquanto isso, um jogo completo com quatro tapetes de borracha pode ser encontrado por cerca de R$ 20 em lojas de acessórios.
"É essa diferença nos preços que leva grande parte dos proprietários do Corolla a optar pelos tapetes sem as presilhas, em detrimento da segurança", afirma o gerente comercial da concessionária Espaço Motors Toyota, Roberto Kato. Inicialmente, a montadora alegou que o alerta sobre o risco do uso indevido dos tapetes consta no manual do veículo, mas o argumento não foi aceito pelos órgãos de defesa do consumidor. Na última sexta-feira, a Toyota se comprometeu a realizar o recall, a fixar um adesivo de alerta no para-brisa e a incluir o tapete como item de série. A empresa também vai substituir os tapetes "genéricos" por modelos originais sem custos para os consumidores.
Serviço:
Os proprietários do veículo receberão correspondência com as informações sobre como efetuar a substituição e/ou correta instalação do tapete. Para maiores esclarecimentos, consulte o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da Toyota pelo telefone 0800 703-0206 ou entre em contato com uma concessionária.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast