A Receita Federal divulgou nota nesta terça-feira em que alerta para uma nova onda de e-mails falsos que circulam em seu nome pela internet e reforça que não envia mensagem eletrônica sem autorização do contribuinte. De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o teor dos e-mails varia de acordo com o período de cumprimento pelo contribuinte de certas obrigações acessórias, como a entrega de declarações.
Neste momento, por exemplo, as quadrilhas têm enviado e-mails com falsos alertas sobre o processamento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), cujo prazo de entrega terminou em 30 de abril. Os e-mails levam timbres do Governo federal, do Ministério da Fazenda e da Receita Federal do Brasil.
- O objetivo das quadrilhas é instalar um programa que captura dados cadastrais, fiscais e bancários do contribuinte - explica Adir.
Veja como proceder diante de mensagens suspeitas:
- Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
- Não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal do Brasil, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e
- Excluir imediatamente a mensagem.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (0300-7890-300).
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast