A Receita Federal apreendeu cerca de 160 mil pares de tênis importados de grandes marcas. A operação, chamada "Metamorfose", foi feita pela Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho e pela Alfândega do Porto de Itaguaí (RJ). Até esta segunda-feira, foram identificados oito contêineres. Os fiscais continuam trabalhando na operação, o que pode resultar em novas apreensões.
A Receita identificou uma quadrilha que fraudava a documentação para liberar a carga. Empresas que operam no comércio exterior, assim como escritórios de despacho aduaneiro, registravam a importação como sendo guarda-chuvas, quando, na realidade, constatou-se que os contêineres estavam abarrotados de tênis procedentes da Ásia.
A quadrilha, que falsificava a declaração do conteúdo, burlava, assim, os controles administrativos na importação. O grupo poderá ser enquadrado por sonegação fiscal, contrabando e descaminho. A Receita suspeita de falsificação dos tênis apreendidos, cuja autenticidade será verificada por meio de amostras já retiradas.
Leia mais O Globo Online
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast