A Secretaria da Receita Federal informou nesta segunda-feira (18) que estão abertas 40 mil vagas para atendimento aos contribuintes que caíram na malha fina do Fisco por conta de inconsistências em suas declarações do Imposto de Renda (IRPF).
Inicialmente foram disponibilizadas 25,7 mil vagas para agendamento, de acordo com a Receita Federal. "O número se mostrou suficiente para a grande maioria dos postos da Receita, entretanto, em alguns locais a procura foi maior que as vagas inicialmente destinadas", acrescentou o órgão.
De acordo com o coordenadorgeral de Arrecadação e Cobrança da Receita, Marcelo de Albuquerque Lins, o serviço de agendamento pela internet do atendimento está disponível desde o dia 4 deste mês.
Monitoramento diário sobre a procura
Neste primeiro momento, segundo ele, a Receita Federal está recebendo as informações das unidades sobre a "real demanda de cada centro de atendimento".
A Receita informou que está fazendo o "monitoramento diário da demanda pelo serviço" e espera, após esta "fase inicial de ajustes", chegar a um fluxo regular de atendimento aos contribuintes.
A recomendação do órgão para as pessoas que não obtiveram sucesso no agendamento é que continuem tentando, pois o sistema está, de acordo com sua avaliação, em "perfeito funcionamento".
Malha fina
Somente em 2009, cerca de um milhão de contribuintes caíram na malha fina do leão por conta de inconsistências em suas declarações do Imposto de Renda.
Deste volume total, 378,46 mil contribuintes já saíram da malha, pois tiveram suas declarações liberadas no primeiro lote residual do IR 2009. Entretanto, quase 600 mil contribuintes do ano passado ainda estão em malha, isso sem contar os anos anteriores.
Se for necessário, a Receita Federal informou que serão abertas novas vagas no futuro, ou que fará o remanejamento das vagas de atendimento existentes.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast