A receita com as exportações de carne de frango no primeiro semestre de 2012 ficou 4,51% abaixo da receita do mesmo período do ano passado, totalizando US$ 3,819 bilhões. Em volume, as exportações somaram 1,98 milhão de toneladas entre janeiro e junho deste ano, cerca de 3% acima do acumulado no mesmo período de 2011.
O levantamento foi feito pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e prevê que o total exportado neste ano poderá passar de 4 milhões de toneladas, o que seria um novo recorde, superando o registrado no ano passado (3,9 milhões).
Apesar da alta no acumulado, o mês de junho registrou queda das exportações, com um volume de 307,1 mil toneladas, 7,28% abaixo do mesmo período de 2011.A receita de junho também teve queda de 21,25% ante o ano anterior, somando US$ 551,9 milhões.
"Alguns países importaram grandes volumes em maio, mês em que as exportações brasileiras atingiram recorde histórico, com 374 mil toneladas. Essas compras influenciaram o resultado de junho, já que pequenos estoques se formaram na passagem do mês", disse em comunicado o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra.
Ele também afirmou que, mesmo com a queda na receita mensal, houve um crescimento de 1,6% na receita das exportações em reais no mês de junho, e de 9,4% no acumulado de 2012, devido ao câmbio.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast