A Apple divulgou nesta terça-feira (22) um crescimento de 6% na receita trimestral, com a receita na China subindo 28%, apesar da intensa competição em seu terceiro maior mercado.
As vendas de iPhones na China saltaram cerca de 48% e as vendas do computador Mac cresceram 39% no trimestre terminado em junho, disse o diretor financeiro, Luca Maestri, em entrevista.
A China é considerada crucial para as perspectivas de crescimento de longo prazo da Apple, disse Maestri.
Os telefones de baixo custo vendidos no país por concorrentes como a Xiaomi parecem ter tirado participação de mercado de outras companhias que utilizam o Android, software móvel do Google, adicionou o executivo.
Tablets e iPhones
As vendas de iPhones geralmente caem nos trimestres antes do lançamento de um produto principal, como um novo iPhone.
Mas a companhia divulgou vendas de 35,2 milhões de iPhones em um mercado de smartphones cada vez mais competitivo, 13% maior na comparação anual.
A fabricante do iPhone divulgou vendas de US$ 37,4 bilhões no terceiro trimestre fiscal encerrado em junho, pouco abaixo das estimativas de Wall Street, de cerca de US$ 38 bilhões.
A companhia vendeu 35,2 milhões de iPhones, mas as vendas do iPad, de 13,3 milhões, ficaram abaixo das projeções de analistas, que previam mais de 14 milhões. O tablet tem sofrido pressão crescente por causa de concorrentes com Android.
O lucro líquido da Apple subiu 12,2%, para US$ 7,75 bilhões, ou US$ 1,28 por ação. O resultado superou expectativas de US$ 1,23 por ação e foi o melhor crescimento trimestral em sete trimestres.