Uma operação conjunta entre a Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal desmontou um esquema de fraudes em declarações do Imposto de Renda em São Paulo e em Belém. Segundo a Receita, foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (9) onze mandados de busca e apreensão nas duas cidades.
O esquema teria gerado um prejuízo aos cofres públicos de cerca de R$ 2,5 milhões apenas no estado do Pará. Procurada pelo G1, a Polícia Federal informou que ainda não tinha informações sobre a operação.
Segundo o Fisco, a fraude consistia em inserir despesas médicas e pensões alimentícias fictícias nas declarações dos contribuintes, aumentando o valor da restituição devida.
"Além de enviar a declaração do exercício corrente, muitas vezes os responsáveis pela fraude efetuavam a retificação das declarações entregues em anos anteriores, para que o contribuinte obtivesse significativo aumento da restituição", diz a Receita em nota.
O esquema, ainda segundo a Receita, era formado por um contador que atuava em Belém e por escritórios de contabilidade em São Paulo. Todas as declarações de contribuintes do estado do Pará, identificadas no esquema, foram retificadas com mudança de endereço para o estado de São Paulo, em apenas três endereços em Osasco e na Lapa.
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião