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O recorde das vendas no varejo divulgado ontem pelo IBGE promete se refletir na próxima data comemorativa importante para os lojistas, o Dia da Criança. Apesar de as estatísticas ainda não estarem consolidadas, a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR) prevê um aumento médio de 10% no volume de vendas em Curitiba. "Se não ocorrer nenhum contratempo na economia, como alta na inflação, esse é o mínimo previsto de crescimento", afirma o assessor econômico da Fecomércio, Vamberto Santana. De acordo com o vice-presidente de serviços da Associação Comercial do Paraná (ACP), Elcio Ribeiro, a queda da inadimplência no estado em junho (-0,13%) é um indicador que anima os comerciantes. "As pessoas estão comprando melhor e pagando em dia." Nas lojas especializadas, a estimativa é que as vendas cresçam mais do que a média. A Bumerang Brinquedos espera um aumento de 20% em relação a 2007. "Esse número deve acompanhar a nossa média de crescimento mês a mês", diz o gerente de marketing, Tommy Darcie. As lojas também estão contratando mais funcionários para atender à demanda esperada. A gerente da loja PB Kids do ParkShopping Barigüi, Luciana Ruiz, ampliará sua equipe de vendas em oito pessoas até o fim de setembro, passando para 20 vendedores. "Esses contratados já ficam para o Natal", explica. De acordo com a ACP, as vendas no segmento apontam para forte aquecimento nos últimos anos. "O brinquedo está mais acessível com o dólar mais baixo", ressalta o proprietário da Titá Brinquedos, Fabiano Benevolo Lopes.

Dia dos Pais

A ACP registrou crescimento de 7% nas vendas do Dia dos Pais em relação a 2007, impulsionadas, segundo Elcio Ribeiro, pelas liquidações de inverno. Para a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o aumento foi de 15%.

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