A Receita Federal divulgou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (20) Instrução Normativa com ajustes no Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe).
Uma das alterações é reduzir o prazo que a empresa tem para comunicar Receita o início da produção de novas marcas ou na alteração na arte gráfica dos produtos já existentes. Nesse caso o prazo foi reduzido de cinco para dois dias úteis, atendendo a pedido da própria indústria.
A decisão deve melhorar a estratégia de marketing das empresas além de agilizar a divulgação de novos produtos em um setor altamente competitivo.
Outra mudança diz respeito verificação prévia, pelo auditor fiscal, do volume de bebida não comercializada em estoque a cada período. A partir de agora, está dispensada essa operação da Receita quando o volume for de até 0,7% do total produzido a cada mês. Antes, o limite era de 0,2% a cada intervalo de dez dias.
O Sicobe é um sistema informatizado da Receita Federal para controlar, em tempo real, a produção de bebidas no país para os computadores da secretaria, em Brasília.
O mecanismo de controle já fiscaliza cerca de cem empresas do setor em todo o país. O sistema é implementado pela Casa da Moeda, com supervisão da Receita Federal.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast