A receita bruta nominal do setor de serviços subiu 6,6% em maio, ante igual mês de 2013, informou nesta quinta-feira, 17, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A receita bruta do setor acumula alta de 7,7% no ano e elevação de 8,2% em 12 meses.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi inaugurada em agosto do ano passado, com série histórica desde janeiro de 2012. A pesquisa produz índices nominais de receita bruta, desagregados por atividades e com detalhes para alguns Estados, divididos em três tipos principais: o índice do mês frente a igual mês do ano anterior; o índice acumulado no ano; e o índice acumulado em 12 meses.
Ainda não há divulgação de dados com ajuste sazonal (mês contra mês imediatamente anterior), pois, segundo o IBGE, a dessazonalização requer a existência de uma série histórica de aproximadamente quatro anos.
De acordo com IBGE, a receita bruta nominal do setor de serviços prestados às famílias cresceu 11,6% em maio ante maio de 2013. No mesmo período, os serviços de informação e comunicação tiveram aumento de 4,5%, enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 7,8%. Os transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio se expandiram 7,5% e os outros serviços, 5,6%.
Governo recua e revoga ato da Receita Federal sobre fiscalização do Pix
Caiado e Marçal cobiçam apoio de Gusttavo Lima para eleições em 2026
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo que envolve libertação de reféns
Governo do Tocantins vive crise política deflagrada após investigações da Polícia Civil
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast