A Receita Federal começou a enviar nesta terça-feira (6), via Correios, avisos para contribuintes sobre problemas na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2016.
O objetivo das correspondências, segundo o Fisco, é alertar sobre inconsistências nos dados informados e dar ao contribuinte a chance de fazer a “autorregularização”.
Quase 18 mil paranaenses – com imposto a pagar, sem saldo de imposto ou com imposto a restituir – vão receber os avisos, segundo a Receita.
Em 84% dos casos, o problema é a omissão de rendimentos do titular ou de dependentes. Divergências no valor do imposto representam pouco menos de 9% das inconsistências. Outras ocorrências respondem pelos 7% restantes.
A Receita alerta que os contribuintes não devem procurar o atendimento presencial em suas unidades. Neste momento, só é possível fazer a regularização via internet, por meio de entrega de declaração retificadora ou via retificação on-line.
“Se o contribuinte entender que não é o caso de retificação da declaração ele deverá aguardar, a partir de janeiro de 2017, a notificação/intimação para a manifestação ou prestação dos esclarecimentos necessários e neste caso, eventuais divergências apuradas serão objeto de lançamento de ofício com as multas definidas no artigo 957 do Decreto 3.000/1999”, informa o Fisco.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião