A coordenador do da Receita Federal, Joaquim Adir, informou nesta quarta-feira (10)que 2010 será o último ano no qual o órgão permitirá a entrega da declaração do IR por meio de formulários impressos.

CARREGANDO :)

No ano passado, de um total de 25,5 milhões de declarações, cerca de 127 mil documentos foram entregues por meio de formulários impressos, ou menos de 1% do total.

"Não tem mais formulário a partir de 2011. Este será o último ano do formulário. Recebemos muitas declarações ilegíveis, e, muitas vezes, de contribuintes que não precisam sequer declarar", informou Adir.

Publicidade

Além do formulário impresso, a Receita também disponibilizou, neste ano, outras formas de declarar Imposto de Renda. São elas: por meio da utilização do programa do IR, que envia o documento pela internet; ou mediante a apresentação de disquetes em agências bancárias.

Restrições

Nos últimos anos, a Receita já vinha buscando restringir o uso dos formulários. Em 2009, por exemplo, houve uma série de impedimentos ao uso dos formulários, como quem teve mais de R$ 100 mil em rendimentos, ou quem recebeu rendimentos de pessoas físicas ou do exterior, entre outros.

Neste ano, os formulários poderão ser entregues somente nas agências e nas lojas franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), durante o seu horário de expediente, ao custo de R$ 5.

Publicidade