A Receita Federal do Brasil liberou às 8h desta sexta-feira (8) a consulta ao 1º lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007 (ano-base 2006). O dinheiro estará disponível para saque no dia 15. Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte poderá acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para 0300-789-0300. Basta informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Nesse lote foram liberadas 14,12 milhões de declarações, das quais 932,7 mil para contribuintes com imposto a restituir, no valor de R$ 999 milhões - todos com idade igual ou superior a 60 anos, de acordo com o Estatuto do Idoso. O valor da restituição terá correção total de 2,03%, referentes aos juros Selic de maio (1,03%) e 1% de junho.
A Receita apurou ainda que outros 2,58 milhões de contribuintes tiveram imposto a pagar, correspondendo a R$ 4,52 milhões. Ao mesmo tempo, o lote contempla ainda 10,6 milhões de contribuintes não tiveram nem imposto a receber nem a pagar.
Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais cidades e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco do qual seja correntista.
A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet.
Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast