A partir desta segunda-feira (9), os contribuintes podem consultar o site da Receita Federal para verificar se têm algo a receber volta como parte de restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2016. O lote contempla 177.539 contribuintes e totaliza R$ 370 milhões. A correção pela taxa Selic do valor a ser restituído varia de 9,92% (para restituições referentes a 2016) a 91,49% (para as de 2008).
Os depósitos serão feitos na próxima segunda-feira (16) . A lista de contemplados já está disponível na página Receita Federal na internet. O contribuinte também pode ligar para o Receitafone, no número 146, para checar se está no lote de restituição residual.
Na consulta à página da Receita, pelo serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requer por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast