A Receita Federal informou ques estão sendo abertas, a partir das 9h desta terça-feira (8), as consultas ao sétimo e último lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2009, ano-base 2008.
Segundo o órgão, as restitiuções deste lote somam R$ 2,4 bilhões, novo recorde histórico, e serão pagas a 1,93 milhão de contribuintes. Até o momento, o maior lote havia sido pago em novembro deste ano, no valor de R$ 1,96 bilhão.
Os valores estarão disponíveis para saques a partir do dia 15 de dezembro de 2009. Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas por meio da página do órgão na internet, ou pelo telefone 146.
Malha fina
Quem não estiver neste lote, e também não figurou nos seis lotes de 2009 anteriores, está automaticamente na malha fina do Fisco. Ou seja, terá sua declaração verificada e as restituições serão liberadas somente depois que eventuais pendências forem resolvidas. Os contribuintes receberão os valores somente nos próximos anos por meio dos chamados "lotes residuais".
Mantega chegou a admitir atraso
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a confirmar, no início de outubro, que a Receita Federal estava mais lenta em restituir a devolução do Imposto de Renda da pessoa física neste ano - por conta da crise financeira internacional. Posteriormente, ele determinou à Receita Federal liberação do IR até o final do ano.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast