A menos de um mês para o fim do prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda de 2014, ano-base 2013, a Receita Federal no Paraná recebeu 19,5% das declarações esperadas. Até as 10h desta terça-feira (1º), os contribuintes entregaram 312 mil declarações, de um volume estimado de 1,6 milhão.
O volume de entregas parcial é semelhante ao de anos anteriores, para essa época do ano. "Como nos outros anos, o previsto é que nos últimos três dias do recebimento sejam entregues em torno de 24% do total", afirma o supervisor do programa de recolhimento do imposto de renda no Paraná, Vírgilio Fonseca. O sistema, assim, pode ficar mais lento, mas Fonseca garante que a Receita está preparada para esse grande contingente simultâneo.
No âmbito nacional, a expectativa é de 27 milhões de declarações e, até esta terçam, foram entregues 5,8 milhões, o equivalente a 21,5%. Não há dados exclusivos da situação em Curitiba.
A data-limite para a entrega das declarações é 30 de abril. A diferença deste ano aconteceu no início do calendário de recebimento, que, passou do dia 1º de março, como em anos anteriores, para o dia 6, reduzindo o tempo para entrega da declaração.
Outra novidade neste ano é a possibilidade de fazer a entrega por meio de tablets e smartphones, além dos programas de declaração e transmissão da declaração, cujos downloads estão disponíveis desde o fim de fevereiro.