A Receita Federal recebeu 22.010.796 declarações do Imposto de Renda até as 20 horas desta sexta-feira, quando se encerrou o prazo de entrega. O número foi 7,3% maior (1,5 milhão de contribuintes a maios) do que o registrado no ano passado e confirmou a expectativa da Receita de chegar a 22 milhões de documentos.
Do total, 21.079.649 documentos foram enviados pela internet, por meio do programa Receitanet e 531.547 foram feitas por meio do formulário on-line, também disponível na página da Receita. Outros cerca de 400 mil foram entregues por meio de disquete e formulário em papel.
Quem perdeu o prazo pode acertar as contas com a Receita a momento, mas pagará multa de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto de devido. O sistema de recebimento de declarações da Receita foi fechado e só volta a ser aberto a partir das 8 horas do dia 2 de maio (próxima terça-feira), quando os retardatários poderão encaminhar normalmente a declaração IRPF pela internet. Depois eles vão receber a notificação da multa pelo atraso.
Segundo o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindicont-SP), Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos, a multa pode ser paga, por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), em qualquer banco. Se não pagar a multa, o valor de R$ 165,74 é descontado da restituição.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast