Levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostra que de janeiro a junho deste ano foram registrados 13.636 reclamações nos Juizados Especiais Cíveis nos aeroportos do país. O número representa um aumento de 43% no número de atendimentos na comparação com o mesmo período de 2012. Nos aeroportos do Rio de Janeiro foram registrados 6.952 atendimentos de janeiro a junho deste ano. De acordo com o levantamento feito pelo CNJ, os maiores índices foram registrados em janeiro e março -1.329 e 1.528 atendimentos, respectivamente.

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Em Brasília, foram feitos 3.373 atendimentos nos primeiros seis meses do ano no aeroporto Juscelino Kubitschek.A estatística feita pelo CNJ também contabiliza os atendimentos feitos no juizado especial do aeroporto de Confins, inaugurado no final de abril. De 30 de abril a 30 de junho, 443 passageiros foram atendidos no novo juizado.

São Paulo

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Na contramão do país, os Juizados Especiais Cíveis instalados nos aeroportos de São Paulo registraram uma queda de 32% no número de atendimentos e reclamações no primeiro semestre de 2013, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado foram feitos 2.051 atendimentos e 817 reclamações nos primeiros seis meses deste ano. Em 2012, foram registrados 3.023 atendimentos e 1.228 reclamações.Os principais motivos das demandas foram falta de assistência e de informação, atraso e cancelamento de voos, problemas com bagagem e overbooking.

Do total, a maioria foi registrada no Aeroporto Internacional de Guarulhos: 1.115 pedidos de orientação e 676 reclamações. Já em Congonhas foram 936 atendimentos e 141 reclamações.

O número conciliações, no entanto, é pequeno na comparação com a demanda de reclamações. Segundo o Tribunal de Justiça, foram registrados 101 acordos em Guarulhos e 34 em Congonhas.