A expectativa era modesta. A ideia dos donos do Tropical Banana ao inaugurar um quiosque debaixo de uma escada no Shopping Estação, em Curitiba, era vender R$ 30 mil em produtos por mês e sentir como seria a aceitação do público com uma casa especializada em sucos. O resultado, no entanto, saiu melhor que a encomenda. Hoje, a empresa conta com 26 lojas em quatro estados e faturou em 2013, sete anos depois da inauguração, R$ 21,7 milhões.
O crescimento bastante acima do esperado surpreendeu os donos, Bibo e Tiara Kaufmann. "Já tínhamos noção do potencial do mercado, mas mesmo assim foi surpreendente", explica Tiara.
A ideia surgiu do sucesso que os sucos faziam no outro negócio da família, a lanchonete The Subs. "As bebidas naturais tinham muita saída, mesmo sendo uma casa especializada em sanduíches. Percebi que, se fizéssemos um negócio com produção profissional de sucos, poderíamos aproveitar um novo nicho inexplorado na cidade até o momento", afirma.
A busca das pessoas por uma vida mais saudável e uma alimentação melhor também colaborou para a expansão do Tropical Banana. A empresa conta com 14 unidades no Paraná, quatro no Rio Grande do Sul, sete em Santa Catarina e uma em São Paulo no total, são onze franquias e quinze lojas próprias.
"É uma expansão que tem sido gradativa, com um crescimento de estrutura que acompanha o aumento no número de lojas e serviços", explica o proprietário. A empresa já conta com uma central de distribuição de produtos, estrutura própria para coleta dos produtos frescos na Ceasa e uma linha de produção própria de pães.
Cardápio
A filosofia de crescimento sustentável, sem sobressaltos, fica evidente nos serviços prestados. Desde a abertura do primeiro quiosque, em 2006, poucas alterações foram feitas no cardápio. "Recebemos sugestões e acatamos algumas coisas, como receitas inovadoras de franqueados ou tendências, mas normalmente lançamos duas novidades por ano e mantemos o restante do menu", afirma Tiara.
Para 2015, o empresário prefere não delimitar os planos de crescimento em faturamento ou abertura de lojas. "Trabalhamos mais com oportunidades de negócios. Preferimos um crescimento sustentado do que uma expansão muito acelerada que teremos dificuldade de manter nos anos seguintes", explica.
De mudança, o proprietário já confirma que o modelo de negócio terá novidades: a empresa vai inaugurar sua primeira loja de rua em Curitiba ao longo do ano que vem. "Ainda não temos o espaço, mas vamos fazer uma inauguração fora de shopping ao longo de 2015", completa.