Quando 2007 terminar, a rede paranaense Hotéis Slaviero terá praticamente dobrado o faturamento apurado há dois anos. Nos últimos 18 meses, o grupo incorporou seis novos empreendimentos e viu a receita passar de R$ 18 milhões para cerca de R$ 28 milhões. E a estimativa é chegar a R$ 36 milhões em dezembro próximo.
A estratégia de crescimento é baseada em novos empreendimentos próprios e na incorporação de hotéis de outras empresas que passam a operar com a bandeira Slaviero, sob sua administração. Uma unidade foi incorporada no começo do ano, em Ponta Grossa. Outras duas estão em estudo, mas sua localização é mantida em segredo estratégico pelo diretor de planejamento e desenvolvimento organizacional da rede, José Ditzel Gobbo. "Uma delas deve ser na região norte do Paraná e a outra no estado de São Paulo", adianta.
A meta de expansão ambiciosa, segundo o executivo, será conquistada com as novas unidades e com a ocupação da capacidade ainda ociosa dos hotéis recentemente incorporados à rede. "Nossa alternativa, em um setor tão concorrido, é crescer como rede. Aproveitar a sinergia do grupo e captar clientes em uma praça para as outras", diz. "Isolado, a não ser apostando em um nicho muito específico, não há como crescer."
Os resultados já estão aparecendo. De acordo com o diretor, a rede teve um significativo aumento nas vendas em 2006, ano em que passou de 126 mil para 179 mil pernoites/ano.
Segundo o anuário de hotelaria da Revista Exame, publicado em abril, a Bristol é a maior rede de hotelaria do estado, com 19 hotéis e faturamento de R$ 57 milhões em 2005. A rede Mabu, segunda colocada, tem apenas seis empreendimentos quatro no Paraná, um no interior de São Paulo e outro no Rio Grande do Sul , mas suas vendas chegaram a R$ 50 milhões naquele ano. A terceira colocada é a Deville, com faturamento de R$ 39 milhões, segundo o anuário. A rede tem 9 enpreeendimentos.
O grupo Slaviero não aparece no ranking. O grupo opera hoje 13 hotéis com total de 1,35 mil apartamentos nas cidades de Curitiba, Pinhais, Ponta Grossa, Joinville, Florianópolis e São Paulo. Segundo Gobbo, a estratégia de crescimento do grupo está focada na ampliação da rede em cidades pólos do país, por meio de parcerias com empresários, proprietários e investidores. "Além da sinergia da rede, oferecemos tecnologia de operação e gestão."
Duas novas parcerias também devem colaborar para reforçar a fluxo de clientes nos seus hotéis. A rede fechou recentemente um acordo com a TAM Linhas Aéreas quando estiverem em Curitiba, as equipes de bordo da companhia ficarão hospedados no Slaviero Braz. Segundo Gobbo, isso deve ampliar em 30% a margem de utilização dos apartamentos da unidade.
A outra parceria foi fechada com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Semanalmente o Slaviero Palace recebe um grupo de advogados, vindo de diversas partes do país, para reuniões na entidade. Eles passam contar com tarifa e cardápio elaborado especialmente para o grupo.
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