Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Internet

Rede serve de apoio em tragédias

Quando acontece uma tragédia e faltam notícias, a internet torna-se palco para manifestações de apoio. Mas como redes sociais podem ajudar de fato? Dois fatos recentes dão pistas.

Após o terremoto no Haiti,o Twitter serviu de fonte de informações em tempo real. No Facebook, centenas de mi­­lhares de pessoas se juntaram para arrecadar fundos. No Orkut, brasileiros que tinham conhecidos ou parentes no Haiti formaram uma comunidade intensa para saber o que estava acontecendo. E o Skype se tornou o único meio de comunicação disponível no país, por algum tempo.Muitas vezes, porém, a participação de todos pode atrapalhar – por isso é importante organizar as informações. A publicitária Cristiana Soares faz exatamente isso com o Projeto Enchentes, iniciativa 2.0 surgida após os desastres provocados pelas chuvas no início do mês. Cris acompanhava os lamentos no Twitter e começou a convocar colaboradores para uma iniciativa mais concreta. Hoje, o projeto já tem um site com mapas com áreas de risco, locais de doações, serviços e notícias. Em­­bora tenha surgido em uma emergência, a ideia é que seja permanente e vá além da co­­moção pós-tragédia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.