Embaladas pelo crescimento da renda no país, as duas principais redes de fast food do Brasil, Bob's e McDonald's pisam no acelerador, com a abertura de lojas e a criação de novos canais de vendas. Com crescimento das vendas na faixa dos 20% neste ano, cidades do interior e centros populares das grandes capitais ganham destaque nos planos de expansão das companhias.
O Bob's vai investir 59% mais no próximo ano. Em 2011, foram R$ 107 milhões entre inaugurações e reformas. Para 2012, quando completará 60 anos, a rede, com quase 900 unidades no país, vai investir R$ 170 milhões na construção de 200 novas unidades e na reforma de 100 endereços Brasil afora.
Marcello Farrel, diretor geral do Bob's, lembra que a melhoria no nível de emprego permitiu o aumento da renda, turbinando os negócios no setor: "Estamos remodelando a marca. Em 2011, reformamos 145 pontos. Além desta melhoria nos pontos existentes, estamos em um projeto forte de levar a marca para cidades do interior. No Rio, vamos abrir espaços em Valença, Magé e Itaboraí. Em 2012, queremos crescer em São Paulo, tanto na capital como no interior do estado- disse Farrel".
O executivo lembra ainda que a rede vem investindo em novos formatos, como o Store and Store, no qual é aberto um espaço da marca dentro de algum estabelecimento. Por isso, nos planos estão Bob's em aeroportos, hospitais e até cemitérios. Mas as novidades não param por aí. O formato BEXPress, de tamanho menor que o de uma loja convencional, adicionou balas e biscoitos a seu mix de produtos.
O McDonald's também acelera investimentos, embora em ritmo menor que o rival Bob's. Com 1.400 pontos de venda no país, a empresa acaba de abrir restaurante no Mercadão de Madureira. De olho na classe C, será o maior espaço na zona Norte do Rio de Janeiro. De acordo com Dorival Oliveira, diretor de Expansão e Desenvolvimento da companhia, a rede inaugurou 16 restaurantes este ano, além de 34 quiosques e três McCafés, que servem café da manhã.
Para 2012, a meta da maior rede do país é abrir 40 unidades, segundo um executivo da companhia que não quis se identificar. A empresa pretende ainda investir R$ 140 milhões até o fim de 2013, de acordo com balanço da empresa, que tem capital aberto. "A nossa estratégia é estar onde o cliente está. Temos várias aberturas planejadas. Queremos ser agressivos e ir para cidades menores do país", afirma Oliveira.
Por outro lado, o Bob's, que tem a mesma estratégia, promete levar sua marca a novos canais de vendas. "Estamos mapeando os canais de distribuição para levar molhos para os supermercados", adianta Carlos Pollhuber, diretor de Marketing do Bob's.
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