As megaliquidações de janeiro devem movimentar milhões de reais, queimar os estoques que resistiram às compras de Natal e atrair milhares de compradores nos próximos dias. Para alguns consumidores, já virou "tradição" passar horas nas filas em frente às lojas na primeira semana de janeiro para aproveitar descontos que, segundo as redes, chegam a 70%.
Antes restritas às lojas físicas da rede Magazine Luiza, esse tipo de saldão passou a integrar o calendário oficial do varejo brasileiro. Atualmente, várias outras redes também promovem suas queimas de estoque, algumas inclusive exportando a prática para o mundo virtual.
Em sua 19.ª edição, a liquidação do Magazine Luiza ocorrerá em 105 lojas da rede no Paraná incluindo as 31 unidades recém-inauguradas, adquiridas da rede Baú , que abrirão as portas às 6 horas da próxima sexta-feira.
Segundo a empresa, mais de 3 milhões de produtos dos setores de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, utilidades domésticas, brinquedos e informática entrarão na promoção.
Para tentar se antecipar e alavancar as vendas, a rede Extra adiantou seu saldão para o dia seguinte ao Natal. Segundo a empresa, as vendas de eletroeletrônicos superaram em 35% a promoção realizada no mesmo período de 2010. Agora, a empresa decidiu prorrogar a liquidação na linha de eletroeletrônicos até o próximo dia 8 nas lojas físicas e na loja virtual. A expectativa é de que as vendas superem em mais de 10% a promoção anterior. Entre os itens promocionais, a rede anuncia o televisor LED a partir de R$ 999 e refrigerador inox por cerca de R$ 1,3 mil.
Os hipermercados BIG e Walmart também promovem seu saldão até o próximo domingo, com mais de 300 itens apenas no departamento de eletroeletrônicos e descontos que variam de 15% a 70%. O saldão ocorre em todos os hipermercados da rede e também inclui produtos de informática, utilidades domésticas e vinhos. As redes Ponto Frio e Casas Bahia também fazem suas promoções nas lojas físicas e virtuais.
Além das grandes redes varejistas, lojas de alguns dos shoppings da capital também entraram na onda do "saldão", com a mesma estratégia do "até 70% de desconto" em vestuário, acessórios e perfumaria.
A rede de livrarias Fnac também promove até o dia 22 uma liquidação de 2 mil produtos nos setores de informática, telefonia, som e imagem, livros, CDs, DVDs, blu ray e games.
Evitar o impulso
Apesar das ofertas aparentemente tentadoras, o Procon-PR orienta o consumidor a ter cautela para evitar compras por impulso ou endividamento desnecessário.
A coordenadora do órgão, Claudia Silvano, lembra que nem sempre o preço anunciado realmente está mais baixo que o praticado pelo mercado. "Daí a importância da pesquisa de preços, bem como das condições de pagamento", alerta.
Ela lembra que a liquidação não anula os direitos do consumidor de reclamar por defeitos no produto. No caso das compras virtuais, há a possibilidade de arrependimento no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto.
Interatividade
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