Os sites de redes sociais, como MySpace e Facebook, estão recebendo cada vez mais pessoas na faixa dos 20 e dos 30 anos, uma alteração no perfil adolescente do público inicial. Foi o que constatou uma pesquisa realizada pela consultoria Hitwise, especializada em coletar informações sobre internet.
De acordo com a Hitwise, as visitas aos 20 maiores sites de redes sociais da web, como o MySpace, subiram em 11,5% de janeiro a fevereiro.
O MySpace, da gigante de mídia News Corp., detém participação de mercado de 80% e continua a ser o site mais popular neste perfil. Segundo informações divulgadas no portal de pesquisas eMarketer.com, jm junho de 2004 o MySpace concentrava 54,5% de internautas entre 18 e 24 anos, contra 45,5% de usuários acima dos 25 anos. Segundo dados da Hitwise, referentes a fevereiro deste ano, 60% dos usuários do serviço já possuem mais de 25 anos.
O MySpace é seguido de perto pelo Facebook, que detém 10% do mercado. Os demais que completam a lista dos 10 mais acessados - BlackPlanet.com, Xanga, iMeen, Yahoo! 360, Classmates, hi5 e Tagged - detém menos de 1% do mercado, cada um.
Serviços estreantes, como o Buzznet e o iMeen, vêm ganhando terreno e fecharam 2006 como os dois sites de maior ganho de participação. A popularidade da Buzznet subiu 148,4%, e a do iMeen, 145,7%.
- As redes sociais vêm ganhando popularidade em ritmo firme nos últimos dois ou três anos - disse LeeAnn Prescott, diretora de pesquisa da Hitwise. - Não acredito que a tendência tenha atingido um ponto de saturação, até agora. As pessoas continuam a descobrir as redes sociais, a encontrar maneiras de utilizá-las e integrá-las às suas atividades online - acrescentou, em entrevista à Reuters.
Prescott atribuiu o aumento no número de visitas tanto à atração de mais adolescentes aos sites quanto ao uso continuado desse tipo de serviço por pessoas na casa dos 20 e até dos 30 anos.
Os sites de redes sociais responderam por 6,5% de todas as visitas à internet em fevereiro, de acordo com o estudo.
- O crescimento do MySpace foi de 10,2% no período de janeiro a fevereiro, mas alguns outros sites vêm crescendo mais rápido do que a categoria como um todo - acrescentou Prescott.
O aumento da presença de adultos entre usuários de redes sociais já vem sendo acompanhado de perto e com certa preocupação. O MySpace abriu seu banco de dados de "ofensores sexuais" para o Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploradas . O sistema cruza os dados de pessoas já condenadas por crimes sexuais de 50 estados americanos para ajudar em investigações.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast