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Morador de São Francisco, na Califórnia, amigo das praias, da dança e do jogging, Marco conseguiu facilmente estabelecer conexões pela internet, e tem 5.200 amigos em seu perfil.

Nada mau para um cãozinho schnauzer miniatura, de quatro anos.

Marco é apenas um dos milhares de cachorros que oferecem perfis no Dogster, um serviço online de redes sociais que ostenta fotos de animais de estimação postadas por seus proprietários e acompanhadas por vídeos, diários e dicas de viagem caninas.

Você não liga para cachorros? Os adeptos dos gatos podem recorrer ao Catster.com, os fãs dos automóveis podem mostrar seus carros no boompa.com e há o sneakerplay.com, para as pessoas obcecadas por calçados esportivos. A sua obsessão são as bicicletas ou motocicletas? A resposta está no velospace.com ou no motortopia.com.

Esses são apenas alguns dos sites cujo tema são os entusiasmos dos usuários, ou comunidades "orientadas a objetos", uma alternativa que ocupa um nicho do mercado mais amplo atendido por sites de redes sociais como o MySpace.com ou o Facebook.com, os quais atraem audiências de milhões de estudantes e jovens profissionais.

- O que motiva esses sites é permitir que adultos compartilhem aquilo que os interessa apaixonadamente em um ambiente seguro, divertido e informativo - disse Ted Rheingold, 37, fundador do Dogster e do Catster. - Você não divulga seu nome ou foto. Ninguém diz que a música que você prefere é estúpida - acrescentou.

Enquanto os perfis do Facebook ou MySpace tratam de pessoas, as comunidades de entusiastas giram em torno de um objeto ou área de interesse. O assunto pode ser bicicletas, automóveis, animais de estimação ou qualquer outra coisa que ocupe posição central na vida do adepto.

- A melhor coisa sobre esses sites é que você pode se conectar a pessoas de todo o mundo interessadas nas mesmas coisas - disse Robleh Jama, 25, co-fundador do Sneakerplay. - É possível construir relacionamentos significativos e criar amizades com base em alguma coisa como os seus tênis preferidos - afirmou.

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