São Paulo - A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) elevou a intenção de compra do consumidor de produtos dos setores de construção civil, automóveis e linha branca. A conclusão faz parte de pesquisa divulgada ontem pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA).
Segundo o estudo, a intenção dos consumidores em comprar geladeiras, fogões e máquinas de lavar para o terceiro trimestre subiu 13,1%, ante igual período do ano passado. No entanto, o valor a ser gasto nestas compras recuou 22,5%. O mesmo acontece com materiais de construção, onde a intenção de compra subiu 27% no período, mas a de gasto recuou 27,1%.
Na avaliação de Cláudio Felisoni, do Provar, os consumidores estão mais sensíveis ao ambiente de ofertas e promoções, que mantêm favoráveis as vendas, porém em valores menores. Segundo ele, apenas a categoria de automóveis apresentou alta na intenção de compra (41,2%) e de gasto (0,5%). Mesmo com a melhora das condições de crédito, os consumidores mantêm a cautela em relação ao uso do financiamento para a aquisição de bens duráveis.
De acordo com Felisioni, está ocorrendo o maior uso do pagamento à vista e a redução do número de parcelas do crediário. "As pessoas ainda não incorporaram as condições mais favoráveis de crédito", diz.
Entre as maiores quedas no uso do financiamento, para o terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, estão as categorias de móveis (de 73,5% para 65,4%), materiais de construção (70,4% para 59,5%) e telefonia e celular (69,4% para 44,9%). Linha branca permaneceu estável, em 77%. Por outro lado, o uso do financiamento para a compra de automóveis subiu no período de 71,4% para 91,2%.
Segundo Felisoni, os impactos da crise financeira se refletiram de modo "atenuado" nas vendas totais do varejo. "A tendência de crescimento foi mantida. O que foi alterada, apenas, foi a velocidade da expansão", afirmou.