- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a aprovação final da reforma tributária e sobre o que falta para as mudanças começarem a valer
*) O último ato da PEC da reforma tributária ficou reservado para esta quarta-feira, 20: a promulgação no Congresso Nacional.
Agora, portanto, é oficial: depois de 30 anos de tentativas, dessa vez saiu a reforma tributária. Esta, como nós já lembramos aqui, mexe com o sistema de cobrança de impostos sobre o consumo no Brasil.
Acontece que esse “último ato”, o de promulgação, não representa exatamente que as mudanças já irão entrar em vigor. Tem ainda várias coisas a serem definidas pela frente.
Os efeitos da aprovação da reforma também não serão sentidos de imediato. O prazo de transição para o novo modelo de tributação sobre o consumo começa apenas em 2026, e somente em 2033 o atual sistema será totalmente substituído pelo novo.
É sobre o que ainda falta para que a reforma tributária passe a valer que fala este episódio do podcast 15 Minutos.
O convidado é o Célio Yano, da equipe de Economia da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast