Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Esforço concentrado

Câmara aprova urgência para segundo projeto de regulamentação da reforma tributária

Câmara aprova urgência para segundo projeto de regulamentação da reforma tributária
Deputados devem discutir o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária a partir desta terça-feira (13). (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados.)

Ouça este conteúdo

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (12) o regime de urgência para o segundo texto de regulamentação da reforma tributária, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/24. Foram 308 votos a favor do requerimento e 142 contrários.

Essa proposta trata do funcionamento do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da sistemática de repartição dos recursos arrecadados com o imposto entre estados e municípios.

E também estabelece regras gerais para o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) e para o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

VEJA TAMBÉM:

Com a tramitação de urgência em vigor, a matéria não precisa passar pelas comissões da Casa. A proposta será discutida diretamente no plenário a partir desta terça-feira (13).

No dia 8 de julho, o deputado Mauro Benevides (PDT-CE) apresentou o relatório para o PLP 108/24 no grupo de trabalho que analisou a proposta do governo. Os deputados realizam um esforço concentrado para agilizar a votação de pautas prioritárias antes do período eleitoral.

O PL votou contra a urgência do projeto, informou a Agência Câmara. Também contrária à medida, a deputada Adriana Ventura (Novo-SP) demostrou preocupação sobre os prazos de compensação que podem prejudicar contribuintes.

"Existe uma grande discussão da inclusão da previdência privada, o que penaliza quem poupa... Há uma preocupação com aumento de imposto", disse Ventura. Já o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), defendeu que o comitê deve colocar um fim a guerra fiscal.

"Os estados patrocinaram uma guerra que só fez mal ao país, foi a forma encontrada pelos governadores para atrair investimentos... O Comitê Gestor vai unificar tudo, vai fazer uma gestão compartilhada. Esta matéria merece uma aprovação unânime e trará um grande impacto no crescimento da economia brasileira", disse.

1º projeto de regulamentação da reforma tributária está no Senado

A Câmara aprovou o primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária (PLP 68/24) em julho. Agora, o Senado deve analisar o texto.

Entre as regras estabelecidas pelo PLP 68/24 estão o imposto seletivo, o sistema de cashback e os itens que terão isenção ou redução tributária.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.