Tudo continua numa boa com a poupança brasileira. Os três primeiros dias pós-mudanças renderam 140% mais que no mesmo período de abril, segundo o Banco Central em média, R$ 536,4 milhões diários, entre 4 e 8 de maio , mas a informação dos bancos aos clientes apresenta falhas. O Banco do Brasil tem um lugar de destaque para as novas regras no site, mas tem distribuído um informativo confuso nos caixas eletrônicos. Logo que o cliente introduz o cartão para fazer operações, um demonstrativo como o da imagem nesta página sai. "Mesmo quem é correntista do banco é obrigado a interpretar que as terminações das contas poupança mudaram. Mas se é preciso interpretar, é porque o que exige o Código do Consumidor e a própria MP (nº 567/2012) que estabelece as mudanças não estão sendo cumpridos", observa a coordenadora do Procon no Paraná, Claudia Silvano. Aos montes, os papéis são deixados aos pés dos caixas eletrônicos das agências e postos de atendimento da instituição em Curitiba ou os clientes já estão cansados de receber o informativo ou não estão dando muito atenção a ele.
A Caixa Econômica Federal dá destaque ao tema na home. Com ações planejadas para aumentar a captação do investimento há algum tempo, em grande parte porque o recurso é o combustível do financiamento imobiliário, a instituição se viu diante da necessidade de elaborar um material robusto a respeito. Ainda assim, o gerente regional do banco estatal no Paraná, Paulo de Tarso Rodrigues, diz que o poupador comum não se preocupa muito com a rentabilidade. "O poupador tradicional não é um cliente preocupado com rentabilidade, mas confia num local seguro para guardar seu dinheiro."
Privados
HSBC e Itaú Unibanco não trazem destaque em suas homes sobre o assunto. Os correntistas não têm acesso a material explicativo on-line.
Pela sua assessoria de imprensa, o HSBC informou que a comunicação sobre as novas regras da poupança está em análise e que a implementação será feita no prazo estipulado pela MP n.º 567, de 30 dias a partir de 4 de maio. O Itaú não comentou o assunto.
O Santander também não traz banner ou outro elemento para chamar a atenção do cliente para as mudanças na poupança, mas apresenta uma explicação clara e fácil de entender quando o usuário clica no link que leva às operações de investimentos. Em nota, o banco informou que "a partir do próximo mês as demonstrações de rendimento da poupança apresentarão de forma separada as informações das aplicações realizadas antes e depois de 3 de maio, data da entrada em vigor da Medida Provisória nº 567". À reportagem, os clientes do HSBC, Caixa, Itaú e BB disseram também não ter recebido qualquer correspondência sobre o tema em suas residências.
RespostaBB "explica" informativo sobre a poupança
A Diretoria de Clientes do Banco do Brasil enviou à reportagem uma nota para explicar o informativo distribuído aos clientes nos caixas eletrônicos. Por e-mail, a instituição informou que ao efetuar um saque, o cliente poderá escolher entre a nova e a antiga variação da poupança. Por exemplo: se o cliente possuía poupança com variação 01, ao efetuar um novo depósito a partir de 4 de maio, ele passou a ter duas variações de poupança: 01 e 51. Assim, o cliente precisa optar em qual das duas poupanças deseja efetuar o saque.
O BB também diz que caso o saldo não seja suficiente na variação escolhida pelo cliente, o restante será debitado da nova variação correspondente. Além disso, sempre que o cliente pedir o extrato de uma variação, será apresentado também o extrato da outra. Se o cliente solicitar o extrato da variação 01, será apresentado também o da variação 51, e vice-versa.