O executivo-chefe da Qantas Airways, Alan Joyce, disse que os voos da companhia aérea serão retomados na tarde desta segunda-feira, após as autoridades da Austrália determinarem o fim da disputa trabalhista na companhia. "Essa decisão dá segurança para os passageiros da Qantas", comentou.
Mais cedo, a Fair Work Austrália determinou o fim da disputa na Qantas. O árbitro trabalhista disse que as circunstâncias do caso são específicas, "em especial devido a vulnerabilidade da indústria do turismo às incertezas". A Qantas é a décima maior companhia aérea do mundo, em termos de passageiros transportados.
Ontem, a companhia aérea anunciou a decisão de impedir a entrada dos trabalhadores sindicalizados e cancelar todos os voos indefinidamente, deixando quase 70 mil passageiros completamente desorientados. Carregadores de bagagem, pilotos e engenheiros têm protestado contra planos de reestruturação que incluem a demissão de quase 1 mil funcionários e a divisão em duas companhias diferentes, com foco na Ásia.