Uma das principais empresas britânicas da imprensa anunciou nesta segunda-feira (22) o lançamento de um novo jornal nacional, The New Day, o primeiro em 30 anos no país, pouco depois do anúncio do fim da versão impressa do The Independent. O novo diário estará nas bancas no dia 29.
A Trinity Mirror, que edita os jornais de esquerda Daily Mirror e Sunday Mirror, anunciou que o The New Day chegará às bancas com um “enfoque alegre, otimista e politicamente neutro”.
O ” terá presença nas redes sociais, mas não um site oficial, segundo o diretor-geral da Trinity Mirror, Simon Fox. O executivo reconheceu que o número de compradores de jornais está em queda, mas destacou que o jornalismo impresso não está morto.
“Quase um milhão de pessoas deixou de comprar jornais nos últimos dois anos, mas acreditamos que muitas delas poderiam voltar a fazê-lo no caso de um oferta do produto correto”, disse. “Revitalizar o papel é uma parte central de nossa estratégia, paralelamente com a transformação digital, e não há motivos para ter que escolher entre as duas. Os jornais podem viver em uma era digital, caso sejam preparados para oferecer algo mais”, reforçou Fox.
O jornal de 40 páginas será gratuito no primeiro dia e, durante os 15 dias seguintes, será vendido a 25 pence (€ 0,32, US$ 0,35). Depois o preço dobrará a 50 pence, 10 pence a menos que o Daily Mirror.