O Banco Central (BC) divulgou nesta quarta-feira (31) um aumento da previsão do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no cenário de referência, para um patamar acima do centro da meta de inflação para 2010 e 2011. Segundo o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), a estimativa oficial para o IPCA este ano subiu de 4,6% para 5,2%. Para 2011, a estimativa para a trajetória do IPCA subiu de 4,3% para 4,9%. Em ambos os anos, a meta de inflação do governo é de 4,50%.
No cenário de referência, as projeções são construídas considerando os juros constantes de 8,75% ao ano em todo o período e a cotação do câmbio em R$ 1,80. O RTI também trouxe a estimativa para expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2010, que permaneceu em 5,8% - mesmo patamar estimado pelo documento anterior, publicado em dezembro de 2009.
Ainda em relação à inflação, no cenário de mercado a previsão para o IPCA em 2010 subiu de 4,5% para 5,2%. Para 2011, a oscilação foi menor e a projeção para o IPCA subiu de 4,3% para 4,4%. No cenário de mercado, as estimativas são feitas conforme a trajetória esperada pelos analistas de mercado para a Selic (a taxa básica de juros da economia) e o câmbio.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast