A Renault-Nissan anunciou nesta terça-feira (13) parceria com a prefeitura de São Paulo para estudar oportunidades de uso de veículos elétricos na capital paulista.
A iniciativa pode resultar no lançamento no Brasil do primeiro veículo elétrico da montadora, o Leaf, que estará disponível para vendas em massa a partir de 2012, inicialmente no Japão e Estados Unidos. Segundo a companhia, a parceria envolve estudos de viabilidade, infraestrutura, recursos e produtos, que incluem a implantação de uma rede de recarga na cidade. O veículo será lançado pela Nissan.
A capacidade inicial de produção do Leaf no Japão será de 50 mil unidades no primeiro ano, mas deve aumentar conforme a ampliação da distribuição no mundo pela marca, apoiada por fábricas nas Américas e na Europa até o final de 2012.
Apesar do otimismo da divulgação da parceria, o presidente-executivo da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, afirmou no evento que não acredita que haverá condições de oferecer uma comercialização em massa (no Brasil) "se não houver incentivo para o consumidor".
"O carro elétrico não vai ficar popular se não houver uma boa equação econômica (...) sem apoio do governo ele vira produto de nicho de mercado e nossa prioridade são locais onde os governos estão ajudando os consumidores a comprarem o carro", disse Ghosn.
Incentivos
Segundo ele, a Renault-Nissan vai fabricar o Leaf no Japão, Estados Unidos e França. No Brasil, uma fabricação local depende de garantia de uma demanda de pelo menos 50 mil carros por ano, disse o executivo. Ele não estimou quando isso poderia acontecer e afirmou que se for vendido no país, o preço do Leaf dependerá de incentivos do governo.
O veículo, segundo o grupo franco-nipônico, é capaz de percorrer 160 quilômetros com uma carga na bateria.
Companhia de Engenharia de Tráfego
Segundo Kassab, a prefeitura pretende encomendar um lote de veículos elétricos da parceria para ser entregue até o final deste ano. Os carros equipariam a frota da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade.
Kassab não informou quantos veículos a prefeitura pretende encomendar. Enquanto isso, representantes da prefeitura disseram que o acordo assinado nesta terça-feira representa um protocolo de intenções e que nenhum detalhe concreto foi acertado ainda.
O presidente da Renault para Brasil e Mercosul, Jean-Michel Jalinier, afirmou após a apresentação que a chegada do Leaf ao país dependeria de incentivos do governo federal, como forma de equilibrar a diferença inicial do custo maior de produção dos veículos elétricos em relação aos movidos à gasolina, cuja escala é muito maior.
"Nos Estados Unidos, por exemplo, eles conseguiram equilibrar totalmente essa diferença", disse o executivo. Ghosn afirmou na apresentação que consumidores norte-americanos recebem incentivos de cerca de US$ 7.500 na compra de veículos elétricos.
Jalinier afirmou ainda que as vendas de veículos no mercado brasileiro surpreenderam a Renault no primeiro trimestre, obrigando a empresa a elevar suas estimativas de desempenho do setor para o fim de 2010 para o mesmo nível de venda esperado pela associação de montadoras, Anfavea.
"A economia está muito robusta, estávamos com estimativas um pouco abaixo da Anfavea porque não esperávamos o desempenho que o setor demonstrou no trimestre passado", disse o executivo.
A Anfavea prevê vendas 8,2% maiores em 2010 ante 2009, encerrando o ano em 3,4 milhões de veículos.