| Foto: Divulgação/assessoria de imprensa

Com a expectativa de vender pelo menos 1,5 mil unidades por mês, a Renault do Brasil lançou oficialmente ontem o seu sedã compacto Logan, que custará de R$ 27.990 a R$ 36.790. O modelo em três versões está sendo produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e chega ao mercado nacional nas versões 1.0 e 1.6 (ambos 16 válvulas e flex).

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O Logan é a grande aposta da montadora para o mercado nacional e representa um novo momento para o complexo industrial Ayrton Senna. O desempenho do modelo será decisivo para que a montadora atinja a meta de 6% de participação no mercado, estabelecida para 2009. No ano passado, a fatia era de 3,4% – a maior já alcançada pela empresa.

Mais do que isso, a expectativa da montadora é que o lançamento do sedã contribua para reduzir a ociosidade da fábrica paranaense e finalmente traga lucro à subsidiária brasileira, que acumula prejuízos desde sua criação, na década passada.

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No ano passado, as vendas da Renault caíram 4% em todo o mundo. O conglomerado, formado pelas marcas Renault, Dacia e Samsung Motors, vendeu 2,434 milhões de unidades, cerca de 101 mil veículos a menos que em 2005.

No Brasil houve avanço de 8,5% no ano passado, com 51.557 unidades vendidas. O desempenho, no entanto, é apenas regular se comparado ao do mercado automobilístico brasileiro, que cresceu 12,6% em 2006, o segundo melhor ano da indústria nacional.

Já tendo em vista a produção do Logan, em abril a fábrica de veículos de passeio instalada na RMC voltou a operar em dois turnos. A unidade já havia trabalhado neste ritmo no início das operações, em 1999, mas como os resultados no mercado nacional ficaram abaixo do esperado, a montadora optou por trabalhar em apenas um turno.

O Brasil é o sétimo país a fabricar o Logan. O modelo é vendido em mais de 50 países dos cinco continentes. No Brasil, a capacidade de produção é de 110 mil carros/ano, parte destinada à exportação para alguns países do Mercosul e também para o México, onde será comercializado pela Nissan. Seu índice de nacionalização já chega a 80%.

Segundo o presidente da Renault do Brasil, Jérôme Stoll, o Logan é o terceiro veículo lançado no país dentro da estratégia de comercializar seis novos modelos até 2009. O Mégane Sedan e a Grand Tour, lançados no ano passado, já fazem parte desta estratégia.

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No Brasil o lançamento está sendo acompanhado por uma grande campanha de marketing, que inclui até vendas nos pátios dos supermercados da rede Carrefour. O carro começa a ser vendido no começo de julho com preços bem competitivos em relação aos seus principais concorrentes – Fiat Siena, Ford Fiesta Sedã e Chevrolet Prisma. A versão de entrada (Authentique) com motor 1.0 começa em R$ 27.990. A versão intermediária (Expression) também 1.0 parte de R$ 29.480. Já a tope de linha (Privilège) 1.6 é oferecida por R$ 36.790. O modelo é o primeiro veículo do segmento a ser comercializado com garantia total de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados (o que ocorrer primeiro).