Versão romena do Duster| Foto: Divulgação

A Renault do Brasil deve começar a produzir, até o fim de 2010, um veículo que vai disputar um mercado hoje dominado pelo Ford Ecosport – o de pequenos utilitários esportivos. Trata-se do Duster, anunciado na terça-feira pela matriz da companhia, na França. A filial brasileira, cuja fábrica fica em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), não quis comentar o assunto, mas ele provavelmente será abordado hoje pelo presidente da subsidiária, Jean-Michel Jalinier, em encontro com a imprensa em São Paulo.Segundo a matriz, o carro começa a ser fabricado na unidade de Pitesti, na Romênia, e ao longo de 2010 chegará aos mercados da Europa, África e Oriente Médio. A unidade paranaense, por sua vez, será responsável pelo modelo a ser vendido no Brasil, Argentina, México e Chile a partir de 2011. Na Europa, o Duster terá motor 1.6 a gasolina; por aqui, provavelmente haverá ao menos duas opções de motor, ambas bicombustíveis.

CARREGANDO :)

No comunicado, a Renault francesa afirma que em mercados emergentes "as classes médias almejam ter um carro moderno que reflita seu status social", mas lembra que a oferta desses veículos ainda é dominada por utilitários esportivos (SUVs, na sigla em inglês) importados, com preços fora do alcance dessas pessoas.

No Brasil, as vendas de SUVs praticamente dobraram desde 2006, impulsionadas pelo sucesso do Ecosport, fabricado na Bahia. De janeiro a novembro foram vendidos 150,5 mil utilitários esportivos, o equivalente a 5,5% de todos os automóveis comercializados no país, segundo a Fenabrave (representante das concessionárias).

Publicidade

Embora haja mais de 50 modelos de SUV disponíveis no país, quase todos importados, o carro da Ford domina 27% desse mercado, bem à frente do segundo colocado – o Hyundai Tucson, que tem 17%. No entanto, a fatia do Ecosport tem caído ano a ano, muito por limitações na capacidade produtiva da unidade baiana. Até novembro, foram vendidas 40,3 mil unidades do modelo, com queda de 1% em relação a igual período de 2008. Na mesma comparação, o mercado de utilitários esportivos cresceu pouco mais de 12%.