A nova rodada de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) anunciada pelo governo representará uma renúncia fiscal de R$ 489 milhões, informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. As medidas serão publicadas em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) e passarão a vigorar a partir desta segunda-feira até o final de junho.
Mantega reiterou que a medida será importante para dar continuidade ao processo de expansão da economia neste ano. "O País deverá crescer ao redor de 5% no segundo semestre", afirmou o ministro, antes de encontro com empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Ele acrescentou que o setor de construção civil não foi contemplado com medidas semelhantes pois já é beneficiado por regime de isenção fiscal há pouco mais de dois anos. E ressaltou que o governo está preparando outras medidas para estimular a economia, como desonerações da folha de pagamento para vários segmentos da área industrial, além de outras ações, as quais não detalhou.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast