Veja os incidentes mais recentes envolvendo a Repar
Agosto de 2010 Uma explosão no duto de uma caldeira assustou os moradores da região onde fica a Repar. A Petrobras divulgou na época que o acidente não atrapalharia a produção de derivados de petróleo.
Novembro de 2013 Na noite do dia 28 de novembro de 2013 houve uma explosão na Repar, em sua Unidade de Destilação U-2100. A produção na refinaria foi paralisada e houve ameaça de greve por parte dos petroleiros, que vinham reclamando de problemas de segurança na Repar. A produção foi prejudicada por dois meses.
Dezembro de 2013 Dias depois do acidente, a Superintendência Regional do Trabalho interditou a U-2100 por entender que faltava segurança para os funcionários da estatal. Na época, foi constatado que a refinaria vinha operando acima da capacidade de produção.
Maio de 2014 Uma explosão danificou parte da unidade de fabricação de nafta. Não houve vítimas e nem paralisação na produção.
Agosto de 2014 Uma falha em uma bomba fez com que toda a produção tivesse que ser direcionada para o sistema de alívio da refinaria, provocando chamas na refinaria. O incidente foi registrado na Unidade de Craqueamento da Repar.
Dezembro de 2014 Um problema em um equipamento da Unidade de Craqueamento U-2200 paralisou a produção na Repar por quase duas semanas. A Petrobras não divulgou se o problema trazia risco de acidentes.
A Petrobras confirmou nesta quinta-feira (8) uma parada não programada de quase duas semanas da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, por problema em equipamento. A companhia frisou que o mercado foi abastecido conforme o programado.
Dirigentes sindicais disseram na quarta-feira (7) que a unidade U-2200 de craqueamento da refinaria, que tem capacidade para processar 208 mil barris/dia, foi paralisada em 21 de dezembro e religada no início de janeiro.
"O retorno à operação ocorreu no dia 2 de janeiro, atendendo aos procedimentos de segurança na intervenção. Neste período, o mercado foi abastecido conforme programado", disse a Petrobras em nota à Reuters, sem dar mais detalhes.
Histórico de problemas
A parada não programada é o segundo problema sério de operação na Repar em um ano. Um incêndio na unidade de destilação atmosférica da refinaria fechou a unidade por quase um mês, no fim de 2013.
O último problema na Repar, que fornece cerca de 10% do combustível produzido no Brasil, ameaçou seriamente o abastecimento de gasolina na parte norte de Santa Catarina, disse um funcionário da indústria com conhecimento direto do sistema de distribuição de combustíveis do país.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast