O representante da empresa franco-italiana de semicondutores ST Microeletronics (STM) no Brasil, Ricardo Tortorella, reuniu-se nesta quarta-feira, na Casa Civil, com a ministra Dilma Rousseff e os ministros das Comunicaçòes, Hélio Costa, do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, e da Fazenda, Antonio Palocci, para discutir a possibilidade de implantação de uma fábrica de semicondutores no Brasil.
- Não estamos considerando ainda nenhuma montagem de fábrica, existe um estudo e que vai dizer se a fábrica é viável ou não - disse. Tortarella disse que também está em discussão se a instalação da fábrica está condicionada à escolha pelo Brasil do padrão europeu para a TV digital (DVB). - Isso a gente continua discutindo, mas os níveis de investimento poderão ser diferentes - afirmou.
Segundo ele, o objetivo da reunião foi discutir com o governo quais seriam os incentivos dados pelo país para a implantação da indústria. Ele contou ainda que foram acordados os próximos passos para definir um plano de ação e um plano de investimentos no Brasil. Está marcada para amanhã uma nova reunião dos representantes da STM com os técnicos brasileiros para continuar a discussão. Ele disse que o governo demonstrou interesse, mas que ainda não foi detalhado o tipo de incentivo e nem os valores dos investimentos.