O governador Roberto Requião (PMDB) assinou o ato de expecionalidade do decreto estadual nº 1.978/2007, nesta terça-feira (27), para que o pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2008 possa ser feito aos servidores da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
A medida foi anunciada pelo procurador geral do Estado, Carlos Marés de Souza, durante a Escola de Governo - reunião semanal do secretariado -, segundo informações da Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado.
Com o anúncio do governador, o Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento das regiões Oeste e Sudoeste, Sul e Leste do Paraná (Saemac) espera que a empresa se pronuncie até o dia 10 de novembro sobre quando irá fazer o pagamento do PPR. Aproximadamente 10 milhões de reais devem ser pagos aos cerca de 6.500 trabalhadores da Sanepar, o que resultará em um benefício de quase R$ 1.600 para cada colaborador.
"Até o próximo dia 10 tudo deve estar resolvido. Com a assinatura do governador, falta apenas a definição da Sanepar", afirmou Gerti José Nunes, presidente do Saemac. Sendo assim, Nunes disse que a possibilidade de deflagração de greve é remota, e acontecerá somente se não houver um posicionamento da Sanepar sobre a questão nos próximos 15 dias.
Na segunda-feira (26) representantes dos trabalhadores e da empresa se reuniram para tratar da questão, mas não houve apresentação de data para o pagamento.
No mesmo dia os trabalhadores fizeram uma paralisação de 24 horas. Eles protestavam pela falta de definições sobre o PPR e também por causa da entrada de capital privado na empresa. Inicialmente os servidores entrariam em greve na segunda-feira (26). Porém, o movimento foi substituído pela paralisação, pois o governador afirmou na quinta-feira (22) que o pagamento do PPR seria feito.
- Servidores dão prazo até 15 dias para Sanepar apresentar proposta
- Greve da Sanepar é substituída por paralisação de 24 horas
- Servidores da Sanepar de Curitiba aprovam indicativo de greve
- Protesto na Sanepar é encerrado, mas greve não é descartada
- Funcionários da Sanepar fazem manifestação por pagamento de participação nos lucros