O resgate financeiro de 100 bilhões de euros aos bancos espanhóis, anunciado no fim de semana, proporciona alívio aos mercados, que abriram em alta nesta segunda-feira (11).
A cotação das ações europeias subiu no início deste pregão, seguindo o comportamento das bolsas asiáticas. O Ibex 35, índice de referência da Bolsa de Madri, abriu com forte alta de 4,6% e subia 1,37% às 8h45m (horário de Brasília). O FTSE 100, da Bolsa de Londres, subia 0,58%. O índice de referência da Bolsa de Paris, o CAC 40, registrava alta de 0,99%.
O Euro Stoxx 50. STOXX50E, principal índice de ações da zona do euro, teve alta de 2,4%. As ações de mercados emergentes do MSCIEF subiram 1,9%. O euro registrou alta superior a 1%, atingindo o seu maior valor nas últimas três semanas de US$ 1,26 no comércio asiático.
"O valor (do resgate) é grande, muito maior do que as pessoas estavam esperando. Ele reduz o risco sistêmico, por isso é difícil não estar comprando esta manhã", disse David Thebault, diretor de operações na Global Equities.
Mas analistas argumentam que o bom humor dos mercados será breve, pois os investidores vão logo concentrar a atenção na eleição grega de domingo (dia 17) - cujo resultado pode levar à saída do país da zona do euro, marcando o início da desintegração da moeda única. Isso renovaria a pressão do mercado sobre a Espanha e a Itália.