Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negócios

Responda rápido: qual é o seu negócio?

 |

Um discurso bem afiado pode conquistar um investidor e para isso há técnicas para melhorar o pitch do empreendedor, que nada mais é que a propaganda concisa e com dados objetivos do negócio em que o futuro empresário irá atuar. O termo vem de elevator pitch, que pode ser traduzido como "abordagem de venda no elevador". Ou seja, para não perder uma oportunidade, é preciso conseguir conquistar um interessado no rápido deslocamento do térreo até o décimo andar – algo como dois minutos, mais ou menos.

Entre os itens que devem estar em destaque no pitch, segundo especialistas, é o potencial do mercado em que o empreendedor irá atuar, a solução apresentada à questão e ainda as vantagens competitivas do negócio. Deixar o discurso afiado, porém, é a última etapa que o empreendedor deve se preocupar. "O pitch só vem para validar o negócio. Primeiro, é preciso fazer o plano de negócios, elaborar provas de conceito e mostrar que a ideia pode se tangibilizar", salienta Cássio Spina, fundador da Anjos do Brasil, organização que fomenta o investimento-anjo no país.

Foi esse o caminho escolhido por Gladys Mariotto, responsável pelo de con­teúdo do Já entendi, site especializado em vídeo aulas preparatórias para o Enem e o vestibular. Antes de apresentar seu pitch no Desafio Brasil, evento que promove a competição entre startups brasileiras, ela fez um plano de negócios com 15 páginas e um sumário sobre a empresa, com uma página.

"Como nossa empresa é voltada à educação de uma maneira mais fácil e divertida, com vídeo aulas, optei por um pitch menos sério, como são muitos que já assisti. Escolhi falar da minha história para ilustrar a importância do que fazemos. Sozinha e com poucos recursos fui colocando a empresa para funcionar", conta.

Depois da apresentação sobre o site, que está no ar há três meses, Gladys foi procura­­da por cinco interessados. "Dois fizeram propostas. Co­­mo volto a me apresentar em São Paulo, no Desafio Brasil, vou aguardar antes de de­­cidir. Como tenho formação em cinema, desenvolvi meu pitch como um roteiro de­­ um filme, englobando os prin­­cipais pontos da empresa", ensina.

Felipe Couto, coordenador do núcleo de capital inovador do Senai Centro Internacional de Inovação, lembra que o tempo do pitch varia de acordo com a dinâmica da oportunidade. Segundo Couto, a conversa pode ter dois minutos, em um encontro casual no shopping ou em um corredor, ou até 15 minutos, em uma apresentação em um evento.

Além de avaliar a capacidade do empreendedor realizar o negócio, o investidor também procura altas taxas de retorno. "O empreendedor precisa saber que o investimento é de risco e por isso precisa ter um retorno atrativo. Hoje, há aplicações financeiras que dão um retorno de 12% a 15%. O interessado em investir vai buscar, com o negócio, entre 30% e 40% de margem de lucro", avalia Couto.

EntrevistaPrêmioIdentificação reconhecida

Thais Carneiro, gestora de inteligência de negócios da Akiyama

A empresa paranaense Akiyama recebeu neste mês, nos Estados Unidos, o prêmio na categoria de projetos de segurança da informação no evento ISLA Americas, programa que reconhece iniciativas voltadas para segurança no continente. Seu fundador-presidente Ismael Akiyama é um empreendedor Endeavor e atua no ramo de identificação digital, voltado para instituições governamentais e autarquias, sistema bancário e setor comercial. A gestora de inteligência de negócios da empresa, Thais Carneiro, fala sobre a premiação e os planos da empresa.

Qual a importância do prêmio para a Akiyama?É um reconhecimento em um dos principais congressos do mundo na área. A empresa desenvolve produtos hoje utilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral e o prêmio consolida a empresa neste ramo de transações de informações altamente sigilosas.

Esse reconhecimento internacional traz oportunidades para a empresa no exterior?A empresa tem interesse em outros países, mas concentra esforços no Brasil, onde estamos tendo grande êxito, com o projeto de cadastramento biométrico do TSE. Recebemos convites para mostrar nossos serviços e a partir desse interesse pode haver uma estruturação para projetos internacionais.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Economia | 1:33

O empreendedor precisa ter um bom pitch da sua empresa, que é a propaganda que o futuro empresário faz sobre seu negócio. Pitch precisa ser conciso e objetivo, para conseguir conquistar investidor em uma viagem no elevador.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.