A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR) lançou, nesta terça-feira (4), um conjunto de ações para diminuir os custos que os estabelecimentos são obrigados a assumir. Preocupados com as recentes altas dos insumos e com a possibilidade de perder clientela com o repasse nos valores cobrados, os representantes do setor decidiram apostar em parcerias e grupos coletivos para as compras dos produtos.
A ideia é realizar, a cada 15 dias, rodadas de negócios entre fornecedores de carne, frango, peixe e enlatados e os associados da entidade, que hoje são cerca de 400 somente em Curitiba. “Esses grupos de compras vão possibilitar o aumento no volume de vendas desses fornecedores desde que façam preços atrativos”, afirma Luciano Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel-PR.
Sem saída, restaurantes baixam preços
Estabelecimentos reduzem tamanho do bufê para não perder clientes. Comer fora de casa está 12% mais caro em Curitiba
Leia a matéria completaSegundo o diretor, foi preciso encontrar fornecedores que estivessem dispostos a diminuir a margem de lucro e que pudessem garantir a qualidade e prazo de entrega dos produtos.
Outra ideia foi apostar na parceria com uma operadora de cartões de crédito e débito para reduzir o impacto das taxas administrativas no faturamento mensal dos restaurantes e bares. Segundo Bartolomeu, em empreendimentos com ganhos em torno de R$ 100 mil por mês, as taxas com cartões chegam a 3% do faturamento. “É quase um sócio que não aparece”, diz.
Serviços
A entidade também buscou encontrar soluções para a prestação de serviços, como a coleta de lixo, e firmou parceria com uma empresa que vai recolher os resíduos dos empreendimentos que ultrapassam o limite que é recolhido pela rede pública.
“Estamos trazendo consultores para ajudar a dar dicas para economizar energia. Hoje a gente tem que usar a inteligência para diminuir os gastos. Chamamos também uma empresa que apresentou um produto que não precisa de água para limpar o chão. Se a gente conseguir diminuir as nossas despesas todo mundo vai ganhar com isso, inclusive os consumidores”, diz.
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