• Carregando...

Todos os anos, cerca de 200 mil contribuintes deixam os cofres da Receita Federal mais cheios. São aqueles que deixam de informar - ou informam incorretamente - a conta bancária onde deve ser depositada a restituição do Imposto de Renda e esquecem de sacar o dinheiro. Nesse caso, os recursos permanecem por um ano no Banco do Brasil e depois retornam para a Receita, onde ficam à disposição do contribuinte.

Somente entre 2003 e 2005, foram quase R$ 180 milhões, o que representa pouco mais de 1% do dinheiro liberado. Em 2004, por exemplo, 3,4% dos contribuintes deixaram de retirar a restituição no prazo determinado.

É bom lembrar que, uma vez liberado, o valor da restituição não sofre qualquer reajuste, independentemente da data do saque. Quem está dentro do prazo de um ano pode procurar diretamente uma agência do BB.

A consulta das restituições anteriores a 2006 está disponível no site da Receita. Para resgatar a restituição depois desse prazo é preciso preencher o formulário eletrônico Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na Internet. Só há necessidade de comparecer pessoalmente à Receita com outros documentos quando o crédito da restituição não for efetuado na conta corrente do próprio contribuinte (nos casos de contribuinte falecido, saída definitiva do País e contribuinte incapaz).

Leia maisG1

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]