A Research in Motion (RIM) ofereceu aos analistas uma primeira amostra do sistema operacional reformulado de seu celular inteligente BlackBerry, e anunciou que ele será lançado no próximo trimestre.
Descrevendo o muito esperado sistema operacional como uma das mais aguardadas reformulações do BlackBerry em anos, o co-presidente-executivo da RIM, Mike Lazaridis, mostrou um vídeo curto sobre o sistema, o O. S. 6.0, a analistas reunidos em Orlando, Flórida.
"Choque e espanto" foi a resposta da sala ao vídeo, de acordo com o analista Nick Agostino, da Mackie Research Capital, em e-mail enviado da conferência com investidores, que aconteceu antes do Wireless Enterprise Symposium, um evento anual da RIM que dura até a quinta-feira.
Agostino disse que a audiência assistiu à demonstração em silêncio e de repente começou a aplaudir entusiasticamente. "Foi a primeira vez que vi uma reação assim no meio de uma apresentação", disse Agostino.
O sistema pode ajudar a eliminar as preocupações quanto à possibilidade de que modelos rivais - como o iPhone, da Apple, e o Droid, da Motorola - estejam conquistando a preferência dos consumidores, que desejam aparelhos mais intuitivos e fáceis de usar.
O curto vídeo sobre o O. S. 6.0 criou "grande sensação", afirmou o analista Peter Misek, da Canacord Adams, em e-mail, de Orlando.
Lazaridis informou que a RIM utilizará o novo sistema operacional em todos os seus aparelhos, ainda que a integração "possa demorar".
Perguntado se modelos já existentes do BlackBerry poderiam ser atualizados com o novo software, ele respondeu "vamos tentar fazer o nosso melhor para permitir que os usuários atualizem seus aparelhos com o 6.0".
Um navegador de Internet novo e mais fácil de usar, outro desenvolvimento importante que os investidores desejam da parte da RIM, será parte do novo sistema operacional, disse Lazaridis.