O Magazine Luiza lançará em outubro o Magalu Pagamentos, informou um diretor ao jornal Valor Econômico nesta quinta-feira (20). O produto será criado inicialmente como antecipação de recebíveis (antecipação do pagamento pelos produtos vendidos no site do Magazine Luiza) dos lojistas do marketplace, com cobrança pelo serviço, de acordo com o jornal.
Os recebíveis antecipados de compras feitas no crédito pelo marketplace do Magalu será creditado ao lojista via conta digital, já existente – uma frente que tende a ser cada vez mais explorada por varejistas, após a entrada de empresas como Via Varejo e Mercado Livre no setor. No futuro, essa conta digital deve se tornar mais completa, oferecendo, por exemplo, linhas de financiamento aos lojistas.
Para analistas do setor, a novidade aumenta a competitividade do Magazine, que entrou tardiamente no negócio de marketplace. Ela será especialmente importante no momento em que a Via Varejo anuncia seu mergulho de cabeça no universo omnichannel – frente onde o Magalu era referência praticamente isolada.
“A solução representa os primeiros passos de uma plataforma completa de serviços financeiros direcionada aos sellers, alinhada à tendência global de full commerce e digitalização de serviços financeiros liderados por gigantes do varejo como Alibaba e Amazon”, escreveu o Brasil Plural em relatório publicado na manhã desta quinta-feira. O banco mantém recomendação de compra para o papel empresa, a qual considera possuir “as melhores operações da categoria entre os varejistas brasileiros”.
O lançamento destaca uma tendência clara no setor de varejo: cada vez mais, estas empresas tendem a “invadir” um campo antes dominado por fintechs na popularização dos meios de pagamento digital. Para especialistas, notavelmente a penetração dos mais de 50 milhões de brasileiros desbancarizados neste mercado tende a ser um prato cheio para empresas como o Magalu e seus competidores, que já estão na rotina de camadas menos abastadas da população.
Vale lembrar que, na maratona dos produtos financeiros dentro do universo varejista, a Magazine Luiza não detém o ouro. Na semana passada, a Via Varejo anunciou uma parceria com opção de compra com a AirFox, startup sediada em Boston, focada em serviços financeiros e de pagamento digitais.
Além de autenticação de faturas, pagamento de boletos e cobrança digitais, e a digitalização do crediário, o negócio prevê: pagamento de contas como as de telefone celular, eletricidade, água; recarga de celular pré-pago; transferências peer-to-peer via QR code; autenticação do usuário usando biometria facial e, por último, um cartão de débito pré-pago vinculado a um app para compras nas Casas Bahia e outros estabelecimentos. Na divulgação dessa parceria, os analistas do mesmo Brasil Plural destacaram: “pela primeira vez em muito tempo, a Via Varejo dá um passo à frente do Magazine Luiza”.