O C6 Bank foi lançado no início deste mês com a proposta de ser mais que uma fintech e concorrer com grandes instituições bancárias na oferta de produtos gratuitos para pessoas físicas e jurídicas. E para se diferenciar dos concorrentes, principalmente o Nubank, o banco digital lançou um data center nos EUA e firmou parceria com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para consultoria em cibersegurança e desenvolvimento de robôs advisors (consultores financeiros).
Calcado na inovação, o banco digital estruturou um centro de processamento de dados em Nova York (EUA) no início deste ano com profissionais de tecnologia e pesquisadores estrangeiros que trabalham em parceria com as equipes de data science da sede brasileira, em São Paulo.
No início do ano, o C6 Bank foi selecionado com a Gocase, de acessórios para celular, para sediar projetos do G-Lab (Laboratório Global de Empreendedorismo), em parceria com o MIT Sloan School of Management. No primeiro semestre, quatro alunos da escola de negócios vieram ao Brasil para desenvolver um modelo de robô advisor, espécie de conselheiro de financeiro automatizado, com os profissionais do banco. Ainda não há prazo para os bots serem implantados.
E com a iminência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), o banco digital criou um conselho de cibersegurança formado por profissionais da área e três integrantes do MIT, entre eles Stuart Madnick, diretor-fundador de cibersegurança da escola de negócios norte-americana. “Queremos agregar expertise ao banco e acompanhar os debates e as pesquisas da instituição norte-americana”, explica Maxnaun Gutierrez, diretor de produtor e pessoas físicas do C6 Bank.
De acordo com o executivo, com o investimento em tecnologia, o banco pode oferecer diversos produtos gratuitos ao cliente, como conta digital, TED ilimitado e saque em toda rede 24 horas e, ao mesmo tempo, obter rentabilidade com pacotes financeiros e serviços. “Conseguimos oferecer saque no Banco 24 horas de graça porque o valor do serviço acaba diluído com uma grande escala de correntistas. Por hora, ainda estamos bancando esse custo”, admite Gutierrez, explicando que o banco tem uma base de 200 mil clientes, já que acabou de ser lançado.
Além da conta digital, o C6 Bank lançou também uma tag para pedágio vinculada à conta corrente do usuário, sem custo de adesão e mensalidade. Segundo o diretor de produtos, a etiqueta eletrônica é aceita em “praticamente todas as rodovias” e em breve deve ser aceita em estacionamentos.
A grande inovação do banco digital, por outro lado, destaca Gutierrez, está na possibilidade de o cliente realizar transferência gratuita para qualquer instituição bancária via SMS ou Whatsapp. “Quem recebe o TED deve informar os dados pessoais em um formulário virtual do banco para autorizar a entrada do dinheiro, o que garante mais segurança à pessoa”, detalha.
A partir do mês que vem, o banco digital também vai oferecer opções de crédito aos clientes, como empréstimo e cheque especial. Os produtos e as taxas que serão cobradas ainda não foram divulgados.
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