- Episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a piora do déficit da previdência e as perspectivas de necessidade de uma nova reforma já em 2027.
*) Parece que foi ontem que foi aprovada a reforma da Previdência. Foi no ano de 2019, primeiro da gestão Jair Bolsonaro (PL).
Acontece que, mais cedo do que se esperava, uma nova reforma pode ser necessária. A piora das projeções de longo prazo para o rombo no Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, evidencia a necessidade de uma nova revisão até 2027.
Entre os fatores que contribuem para o agravamento do déficit previdenciário estão o envelhecimento acelerado da população do país, o aumento da expectativa de vida e, mais recentemente, a política de aumento do salário mínimo acima da inflação por parte do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Este episódio do podcast 15 Minutos fala sobre a piora do déficit da previdência e as perspectivas de necessidade de uma nova reforma já em 2027. A convidada é a Rose Amantéa, que integra a equipe de Economia da Gazeta do Povo e assina reportagem sobre o tema.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; sonorização: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast